OUVIR
PROGRAMA:
no ar:
PROGRAMA:
no ar:
_________
CARREGANDO...
Transmitindo...
TRANSMITINDO:
Transmitindo
TRANSMITINDO:
Transmitindo
RÁDIO UNIVERSITÁRIA - LABORATÓRIO FIC
OUVIR
DOUTORES DA BOLA
OUVIR
RÁDIO UFG
DOUTORES DA BOLA
Transmitindo
LABORATÓRIO JORNALISMO - FIC
piano02

Concerto inaugura novo piano do Centro Cultural UFG

Em 20/08/14 13:49. Atualizada em 25/08/14 08:19.

A solenidade teve a apresentação do pianista, Nahim Marum

Texto: Serena Veloso

Fotos: Carlos Siqueira

A noite de segunda-feira, 18 de agosto, no Centro Cultural UFG, ganhou um toque especial com as melodias da música erudita. A comunidade universitária presenciou na ocasião a inauguração do novo piano adquirido pela universidade, o Steinway, modelo B meia calda, instrumento de origem alemã considerado um dos melhores do mundo. O piano foi inaugurado com a apresentação do pianista Nahim Marum, durante o II Encontro Nacional de Piano, que acontece até o dia 22 de agosto na UFG.

Comprado com recursos captados de diversas fontes e também da UFG, o novo piano foi adquirido como forma de incentivar a realização de atividades culturais das músicas erudita e popular na universidade, além de proporcionar ao público o contato com os mais diversos estilos musicais. “Como o Centro Cultural UFG, assim como a política cultural da universidade, abarca toda a diversidade cultural, com esse piano a UFG pretende privilegiar a boa música erudita”, ressaltou a coordenadora-geral de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), Flávia Cruvinel.

Concerto de Inauguração do piano do Centro Cultural UFG

Reitor, professores e autoridades presentes repetiram a tradição do descerramento do tecido do piano inaugurado

 

Em 2012, o Centro Cultural UFG foi presenteado com a doação de um piano Steinway Boston, modelo americano, pela instituição cultural Casa Brasil. Com a aquisição de um novo piano neste ano, o Steinway Boston foi concedido à Escola de Música e Artes Cênicas (Emac). Para o reitor da UFG, Orlando Amaral, além de ser um instrumento de grande qualidade, o piano faz jus à tradição musical da cidade de Goiânia desde a instalação do Conservatório de Música, unidade que deu origem à Emac e também, em parte, à universidade. “O piano estará à disposição dos inúmeros grandes pianistas que temos na cidade e também na Emac”, disse.

A plateia pôde ouvir pela primeira vez os sons do novo piano durante o concerto do pianista Nahim Marum. Premiado em concursos nacionais e internacionais de piano, um desses pelo CD Villa-Lobos em Paris, o musicista é mestre pelo The Mannes College of Music da The New School fort Social Research, de Nova Iorque, doutor na Unicamp e pós-doutor na Université Paris-Sorbonne (Paris-IV). Atualmente, é professor efetivo de piano na graduação e pós-graduação do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista.

Concerto de Inauguração do piano do Centro Cultural UFG

Pela primeira vez se apresentando em Goiânia, Nahim Marum foi ovacionado pela plateia, com a qual afirmou ter mantido uma forte interação

 

Para a ocasião, o musicista escolheu um repertório com peças dos renomados compositores e pianistas franceses, Claude Debussy, Maurice Ravel e Gabriel Fauré, além de uma sonata do polaco radicado na França, Frédéric Chopin, com o qual foi bastante aplaudido. “Estou honrado em inaugurar esse piano tão especial que a professora Ana Flávia escolheu com tanto carinho. A universidade está muito bem servida para receber artistas sem restrição e o público também vai poder usufruir desse patrimônio”, declarou Nahim Marum.

O evento teve a presença do reitor da UFG, Orlando Amaral, da pró-reitora da Proec, Giselle Ottoni, da coordenadora-geral de Cultura, Flávia Cruvinel, da diretora da Emac, Ana Guiomar Rêgo Souza, do diretor do Centro Cultural UFG, Carlos Senna, e da coordenadora-geral do II Encontro Nacional de Piano, Consuelo Quireze Rosa. Autoridades públicas também participaram da solenidade: o secretário de estado da Cultura de Goiás, Aguinaldo Caiado, e o secretário municipal de Cultura de Goiânia, Ivanor Florêncio.

Fonte: Ascom/UFG