OUVIR
PROGRAMA:
no ar:
PROGRAMA:
no ar:
_________
CARREGANDO...
Transmitindo...
TRANSMITINDO:
Transmitindo
TRANSMITINDO:
Transmitindo
RÁDIO UNIVERSITÁRIA - LABORATÓRIO FIC
OUVIR
DOUTORES DA BOLA
OUVIR
RÁDIO UFG
DOUTORES DA BOLA
Transmitindo
LABORATÓRIO JORNALISMO - FIC
Logo radio

Programa "O Jovem é o Dono da Tarde"

Em 27/09/13 10:00. Atualizada em 21/08/14 11:47.

Em 31 de dezembro de 1968, numa terça-feira, a Rádio da Universitária, a “Rádio da Universidade Federal de Goiás” como era chamada então, o locutor Francisco Paes faz a chamada para o programa “O Jovem é o Dono da Tarde” em edição especial de fim de ano.

 

 A vinheta de abertura do programa diz: “Na capital que mais cresce no país, 14 horas. A Rádio da Universidade Federal de Goiás apresenta, um programa de Francisco Paes O Jovem é o Dono da Tarde. O Jovem é Dono da Tarde, um programa dedicado à juventude goianiense. Novidades musicais, curiosidades, notícias sociais, programação de cinema, horóscopo e muitas atrações reunidas neste show de programa.” Encerrando a vinheta de abertura o locutor anuncia: “E com vocês, o melhor disc jockey de 67... Francisco Paes.”

O programa “O Jovem é o Dono da Tarde” foi ao ar pela primeira vez na Rádio Universitária no início do ano de 1967 e se manteve no ar até janeiro de 1972.

Na oportunidade a Rádio Universitária, ou Rádio da Universidade como fala o locutor, faz uma programação especial de fim de ano, tendo na mesa técnica o profissional Amauri Faria. A impossibilidade de levar ao ouvinte da Rádio Universitária o programa O Jovem é o Dono da Tarde na íntegra se dá pelo motivo de à época seus realizadores só gravavam a parte das entrevistas e as apresentações musicais dos convidados. Infelizmente as notícias sociais e a programação dos cinemas de Goiânia do dia 31 de dezembro de 1968 não foram registradas. Uma pena.

Francisco Paes anuncia como convidados do especial do O Jovem é o Dono da Tarde o conjunto O Esquema, antigo Esquema 5, composto por Cesinha Canedo na guitarra, Stevens no contrabaixo, Antonio Mendes Almeida, o Tonho na bateria e Sérgio Hezin no piano e órgão sendo o quinto elemento do Esquema 5 o empresário do grupo, Sebastião Junqueira, o Jujú. Durante a conversa de Francisco Paes e o empresário do grupo Esquema 5, o conjunto fez apresentações de músicas instrumentais. Na seqüência Francisco entrevista Cesinha Canedo que corrige a confusão do nome do conjunto. Impossível não deixar de ter saudades quando Francisco Paes anuncia a música que O Esquema tocou como sendo o tema do filme “Um homem e uma mulher” que passou no “novo” cinema de Goiânia Cine Capri que hoje é uma igreja.

Francisco Paes faz uma chamada para a “Noite Zingara” reveillon no Clube de Regatas Jaó com a orquestra de Cipó e dos Violinos do Rio. Ingressos a Cr$20,00 (vinte cruzeiros novos) para sócios.

Na sequencia, Francisco Paes anuncia a música que foi o maior sucesso no hit parade com quatro meses em primeiro lugar na cash Box com Paul Mauriat e Orquestra, de Andre Popp, “L'Amour Est Bleu”.

Francisco Paes lê uma mensagem de fim de ano do reitor da UFG, Geraldo Jerônimo de Queiroz.

franciscopaes

Nesse bloco, Francisco Paes anuncia uma sequencia de músicas do grupo musical de Goiânia chamado Os Categóricos que não estava presente, mas que participou da programação da emissora ao longo do ano de 1968. Compunham Os Categóricos o pianista Meneses, no violão Sidney, o popular Gamela, Francisco na bateria, Alemão no contrabaixo e na flauta e Nenen Savay o Melchior Savay.

Francisco Paes anuncia as firmas colaboradoras do programa O Jovem é o Dono da Tarde que são: Le Charman restaurante da Pecuária, Refrigerantes Goiás distribuidores de Coca Cola e Fanta, Casa do Barata, Restaurante do Armando, Liverpool Discos, Joalheria Maia, Relojoaria Borges, as Gravadoras RCA Victor, Fermata, Som Maior, RGE, Premier, Continental e CBS.

Francisco Paes anuncia uma participação do diretor de programação da Rádio Universitária César Silva que vai ao programa levando um convidado. César Silva explica ao ouvinte que semanas antes, esteve em Goiânia, o apresentador Flávio Cavalcante com o seu programa “A Grande Chance” no clube Jaó. César resolve convidar para ir ao programa “O Jovem é o Dono da Tarde” da Rádio Universitária, José Plínio de Melo e Cunha, cantor que se classificou em terceiro lugar no programa “A Grande Chance” de Flávio Cavalcante. José Plínio é convidado a cantar e decide cantar a mesma música que deu a ele o terceiro lugar no programa “A Grande Chance” que é “Modinha” de Sérgio Bitencourt e de Dolores Duran “Onde Andará o Meu Amor”.

Francisco Paes convida o próprio César Silva para cantar o sucesso de Jimmy Krondes e Sid Jacobson interpretado por Earl Grant “The End”.

Dando sequencia ao programa, Francisco Paes recebe no estúdio da Rádio Universitária o violonista Sidney o popular Gamela e o flautista Melchior Savaya o Neném, Degoule no atabaque e Jacy Lima no Birimbal e triangulo e que foram ao Jovem é o Dono da Tarde apresentar o novo conjunto Esquema tocando músicas nordestinas. O Esquema apresenta duas músicas a primeira de autoria do conjunto a música “Cerrado” e a segunda “O Negro” de Durval Ferreira.

Na sequencia, Melchior, apresenta para cantar em primeira mão no programa sua irmã Ana Cristina que canta “Estatuinha” de Edu Lobo acompanhada pelo violão de Sidney Gamela.

Francisco Paes da continuidade ao programa com o conjunto Ponto Sete formado por Emival e Luiz ao violão e as meninas Carmem, Eloá, Maria das Graças, Deise e Keila cantando a música “Andança” de Danilo Caymmi. Na sequencia cantam “Pra Dizer Adeus” de Edu Lobo.

Francisco Paes anuncia o final do programa especial de “O Jovem é o Dono da Tarde” e chama o ouvinte para acompanharem a retransmissão do 4º Festival da Música Popular Brasileira realizado pela Record e transmitido para Goiânia pela Rádio Universitária apresentado pelo próprio Francisco Paes e também às 18 horas, apresentação do show de Geraldo Vandré realizado no Cine Teatro Goiânia e às 21 horas a programação de música erudita.

Fonte: Wilmar Ferraz

Categorias: Programas Antigos Rádio Universitária 50 anos UFG