OUVIR
PROGRAMA:
no ar:
PROGRAMA:
no ar:
_________
CARREGANDO...
Transmitindo...
TRANSMITINDO:
Transmitindo
TRANSMITINDO:
Transmitindo
RÁDIO UNIVERSITÁRIA - LABORATÓRIO FIC
OUVIR
DOUTORES DA BOLA
OUVIR
RÁDIO UFG
DOUTORES DA BOLA
Transmitindo
LABORATÓRIO JORNALISMO - FIC
noticia2090.jpg

Mr. Zebra

Em 16/11/06 15:56. Atualizada em 24/01/12 08:26.
Grupo Desvio, formado por bailarinos ligados à Quasar, estréia novo espetáculo nesta sexta (17), com preço popular.

Larissa Mundim

A quarta criação da Desvio, Mister Zebra, estréia em Goiânia nesta sexta (17) e fica em cartaz até a segunda (20), no Espaço Quasar. O espetáculo dirigido e interpretado por Kleber Damaso e Letícia Ramos foi contemplado com o Prêmio Klauss Vianna de Dança em 2006 e conta com o patrocínio da Petrobras. A temporada de estréia de Mister Zebra já circulou por quatro cidades, a estréia foi em Quirinópolis no dia 20 de outubro, com apresentações também em Pirenópolis, Anápolis e na Cidade de Goiás.

O ponto de partida dos intérpretes-criadores para a concepção do espetáculo foram três conceitos que, ao serem desenvolvidos, revelam imagens híbridas, ora zebra ora vaca e, às vezes, gata. A pesquisa passou pelo zoológico de Goiânia, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, a fim de fundir imagens e redimensionar formas a partir da proximidade com o universo animal. "Estamos em um processo de reeducação do movimento, em busca de aspectos mais primitivos da organização corporal", lembra Damaso. O resultado é o que os autores chamam de "dança antropomórfica", trazendo para a performance uma relação mais instintiva com o movimento.

A composição também encontra argumentos no desenho animado de forma invertida: "O estudo da movimentação sempre foi uma grande referência para o processo de construção do desenho animado, o que fizemos foi reaproximar a pintura da ação corporal, desencadeando uma possibilidade quase artesanal de animação", explica Letícia Ramos. Animações pioneiras criadas na década de 1910 até meados do século passado serviram de fonte de pesquisa para o duo. "Essa aproximação com o universo das artes visuais trouxe inspiração para reconfigurarmos a organização do nosso movimento, levando-o a lugares onde nossa consciência corporal não nos permitia ocupar até então e que denominamos de Corpo Cartoon", completa Kleber Damaso.

O registro das visitas aos zoológicos, além de orientar a movimentação, também rendeu imagens e sons que foram inseridos no espetáculo com o intuito de provocar sinestesia (fenômeno de associação constante de impressões vindas de domínios sensoriais diferentes), outro conceito explorado no processo criativo. Em Mister Zebra, é o vídeo assinado por Orlando Lemos que provoca cruzamentos sensoriais ao passo que dialoga com o corpo dos bailarinos.

A proposição de sensações está intimamente ligada ao tratamento que foi dado à imagem projetada ao longo do espetáculo. Lemos trabalha com uma estética low-tech, provocando um confronto de mídias e, com isso, vai desgastando a imagem, aproveitando o resíduo em cena. "O efeito sinestésico aparece também no transporte de paisagens, deslocamento de pontos de vista e na subversão de ângulos de leitura", reforça Letícia.

Serviço Espetáculo: Mister Zebra

Data: 17 a 20 de novembro

Local: Espaço Quasar (Rua T-28, 729 – Setor Bueno)

Preço: R$ 10 (doe um brinquedo e ganhe 50% de desconto).

Foto: François Calil.

Fonte: zeroum comunicação