OUVIR
PROGRAMA:
no ar:
PROGRAMA:
no ar:
_________
CARREGANDO...
Transmitindo...
TRANSMITINDO:
Transmitindo
TRANSMITINDO:
Transmitindo
RÁDIO UNIVERSITÁRIA - LABORATÓRIO FIC
OUVIR
DOUTORES DA BOLA
OUVIR
RÁDIO UFG
DOUTORES DA BOLA
Transmitindo
LABORATÓRIO JORNALISMO - FIC
noticia2089.jpg

Tributo a Veiga Valle

Em 16/11/06 15:22. Atualizada em 24/01/12 08:26.
UFG recebe exposição em comemoração ao bicentenário do artista plástico, um dos mais importantes do barroco brasileiro.

Rose Mendes

A Biblioteca Central, no Campus 2 da Universidade Federal de Goiás (UFG), recebe, de 17 de novembro a 17 de dezembro, a exposição Tributo a Veiga Valle – Bicentenário, que tem abertura marcada para esta sexta-feira (17), às 9 horas, no hall térreo da Biblioteca Central. Idealizada e organizada pelo artista plástico Noé Luiz da Mota, diretor da ONG Catedral das Artes, a coletiva homenageia Joaquim José da Veiga Valle.

A mostra tem a honra de reunir 21 artistas plásticos em evidência no circuito goiano, como Cléa Costa, Alexandre Liah, Helder França, Gilvan Cabral, Angelo Ktenas e até Antônio Poteiro, mestre da arte naïf conhecido nacionalmente.

Tributo a Veiga Valle é uma mostra itinerante que teve início em agosto, na própria Catedral das Artes, durante sua reinauguração, e, posteriormente passou pelas cidades de Goiás e Pirenópolis. Na UFG, a mostra integra a programação do aniversário da instituição – comemorado em 14 de dezembro.

Veiga Valle

Joaquim José da Veiga VAlle, escultor especializado em arte sacra barroca, nasceu em Pirenópolis, antigo arraial Meia Ponte, em 1806. Mudou-se para a Cidade de Goiás, antiga Vila Boa, onde se casou e teve filhos. Projetou-se como vereador, deputado provincial, juiz e escultor. Seu trabalho soma mais de 200 peças, segundo o pesquisador Elder Camargo Passos.

O artista esculpia em madeira, cedro geralmente, processado para evitar rachaduras, fungos, insetos e recoberta por pequenas camadas de gesso e argila, chamada encarnação. Depois de douradas, as peças eram pintadas e, a seguir, raspadas para revelar as filigranas de ouro.

Veiga Valle esculpiu grande variedade de santos, a maioria sob encomenda dos devotos da cidade. As obras mais populares são as madonas, o menino Jesus, Santo Antônio e São José de Botas (padroeiro dos Bandeirantes).

O escultor morreu em 1874, na Cidade de Goiás, onde boa parte de sua obra está exposta (no museu de Arte Sacra da Boa Morte). Hoje, Veiga Valle é reconhecido como um dos mais importantes artistas da arte sacra do Brasil do século 19.

Serviço

Exposição: Tributo a Veiga Valle – Bicentenário

Data: de 17 de novembro a 17 de dezembro de 2006. Abertura sexta (17), às 9 horas

Local: Hall térreo da Biblioteca Central (Campus 2 da UFG)

Preço: Entrada gratuita

Fonte: Sistema de Bibliotecas da UFG.