OUVIR
PROGRAMA:
no ar:
PROGRAMA:
no ar:
_________
CARREGANDO...
Transmitindo...
TRANSMITINDO:
Transmitindo
TRANSMITINDO:
Transmitindo
RÁDIO UNIVERSITÁRIA - LABORATÓRIO FIC
OUVIR
DOUTORES DA BOLA
OUVIR
RÁDIO UFG
DOUTORES DA BOLA
Transmitindo
LABORATÓRIO JORNALISMO - FIC

Dia das Crianças

Em 06/10/06 14:07. Atualizada em 24/01/12 08:26.
Orquestra de Câmara Goyazes faz concerto neste domingo em homenagem às crianças.

A Orquestra de Câmara Goyazes preparou um concerto especial em comemoração ao Dia da Criança, comemorado no dia 12 de outubro. O espetáculo acontece neste domingo (8), às 11 horas, no Palácio da Música, no Centro Cultural Oscar Niemeyer. A primeira obra do concerto será a Sinfonia dos Brinquedos (em três movimentos), de Leopold Mozart, que terá o acompanhamento de 25 crianças, na faixa etária de quatro a cinco anos, alunos da Escola Música & Bebê, tocando diversos instrumentos de percussão.

Na segunda parte haverá a apresentação do espetáculo Florisbela e as Quatro Estações, encenado pelo grupo teatral Super Fantástico, ao som da obra As Quatro Estações, do compositor Antonio Vivaldi, tendo como solista Luciano Pontes ao violino. O espetáculo tem autoria e adaptação musical da professora Nilsea Maioli, em parceria com Cíntia Vieira Soares e Juliana Caetano Borgomanero. A regência e direção artística ficam a cargo do maestro Alessandro Borgomanero.

Universo musical

A música erudita conheceu um alargamento do repertório consagrado à infância a partir do século 19, mas muito antes já havia obras importantes desse universo, como é o caso da Sinfonia dos Brinquedos, caracterizada pela escolha de um instrumentário particular (os brinquedos) e pela capacidade de penetrar no imaginário da criança. O autor da obra Sinfonia dos Brinquedos, cujo nome original é Kindersinfonie, é Leopold Mozart, o pai de W. Amadeus Mozart.

Leopold Mozart nasceu em Augsburgo (Alemanha), em 14 de novembro de 1719. As Quatro Estações é a mais popular obra de Vivaldi. Foram originalmente publicados em 1725, incluídos numa coleção de doze concertos de Vivaldi, sob a designação genérica de 2º Cimento dell Armonia e dell Invenzione (A luta da harmonia e da criação).

Teatro musical

Para compor uma linguagem essencialmente infantil, tornando o espetáculo mais interessante para a criança, foi escrita a peça teatral Florisbela e as Quatro Estações. O texto, que retrata a passagem das quatro estações, tem como base a obra musical original de Vivaldi, sendo representada simultaneamente com a execução da orquestra.

O espetáculo será encenado pelos atores Pablo Diego Ferreira Barbosa, Valquíria Duarte, Sheila Mesquita Borges e Renata Alves de Almeida, do grupo teatral Super Fantástico.

Orquestra

A Orquestra de Câmara Goyazes foi criada em 1999, com o objetivo de ser instrumento de difusão de obras musicais. Tem realizado séries de concertos no Teatro Goiânia e diversos eventos no interior do Estado, além de participações em festivais, com destaque para o Festival Vale do Café (RJ), Festival Internacional de Juiz de Fora (MG) e Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), na Cidade de Goiás. Desde 2003, a corporação conta com a direção artística do violinista e maestro Alessandro Borgomanero.

Serviço

Concerto: Orquestra de Câmara Goyazes

Data: Domingo (8), às 11 horas

Local: Palácio da Musica do Centro Cultural Oscar Niemeyer (saída para Bela Vista)

Preço: Entrada gratuita

Fonte: Agepel