OUVIR
PROGRAMA:
no ar:
PROGRAMA:
no ar:
_________
CARREGANDO...
Transmitindo...
TRANSMITINDO:
Transmitindo
TRANSMITINDO:
Transmitindo
RÁDIO UNIVERSITÁRIA - LABORATÓRIO FIC
OUVIR
DOUTORES DA BOLA
OUVIR
RÁDIO UFG
DOUTORES DA BOLA
Transmitindo
LABORATÓRIO JORNALISMO - FIC
noticia1571.gif

6ª Goiânia Mostra Curtas

Em 01/09/06 11:49. Atualizada em 24/01/12 08:26.
O Instituto de Cultura e Meio Ambiente recebe até dia 25 de setembro inscrições para as oficinas da 6ª Goiânia Mostra Curtas: Cinema Experimental, com o cineasta, produtor e fotógrafo Christian Saghaard, e Fazendo Música Para Cinema, com o músico, ator, produtor e diretor André Abujamra.

Dando prosseguimento ao programa de formação profissional iniciado ainda na primeira edição do evento, a coordenação da 6ª Goiânia Mostra Curtas traz profissionais renomados para a troca de experiências com o público interessado em produção audiovisual. O cineasta, fotógrafo e produtor de cinema Christian Saghaard e o músico, ator, produtor e diretor André Abujamra ministrarão oficinas durante a GMC, que acontece entre 10 e 15 de outubro, no Teatro Goiânia.

Christian Saghaard será o responsável pela oficina de Cinema Experimental, que é o tema desta sexta edição da mostra. O profissional vai compartilhar técnicas que possam estimular o trabalho dos cineastas e videomakers em um dos gêneros cinematográficos ainda pouco explorados pelo cinema goiano. Segundo a assessoria de comunicação da GMC, a oficina prevê, por meio da exibição de trechos de filmes, a discussão e recriação dos procedimentos de linguagem utilizados em filmes experimentais, tanto hoje como no passado, e uma análise da invenção na formação da linguagem cinematográfica, que foi sendo constituída filme a filme desde os primórdios da História do Cinema. Durante o workshop, terão destaque a Vanguarda Francesa da década de 1920, o Cinema Marginal Nacional e o Cinema Radical de Curta-Metragem Brasileiro, com foco em produções em curta-metragem realizadas a partir dos anos 90.

Já André Abujamra ministrará a oficina Fazendo Música Para Cinema, para interessados em composição musical para filmes. Os participantes terão a oportunidade de conhecer a produção musical e as técnicas de composição utilizadas por Abujamra no cinema. Durante o workshop, ele vai contrapor seu pensamento musical aos processos criativos dos cineastas da atualidade e discutir a presença da música na constituição da linguagem cinematográfica como elemento fundamental na concretização de um filme, além de apresentar as tecnologias empregadas na composição de música para cinema.

A inscrição para as oficinas é gratuita e pode ser feita até 25 de setembro no Instituto de Cultura e Meio Ambiente (Icumam). Os candidatos devem levar currículos, método pelo qual será feita a seleção dos participantes. A divulgação da lista de selecionados está prevista para o dia 28 de setembro e poderá ser acessada no site da 6ª Goiânia Mostra Curtas.

A 6ª Goiânia Mostra Curtas conta com o patrocínio da Petrobras, por meio da Lei Rouanet, e apoio do Fundo Nacional de Cultura, e se mantém aberta à captação de recursos.

Serviço

6ª Goiânia Mostra Curtas: inscrições para as oficinas

Data: até 25 de setembro

Local: Icumam (Rua 91, 612, Setor Sul, 3218-3780)

 

Fonte: Rádio Universitária