OUVIR
PROGRAMA:
no ar:
PROGRAMA:
no ar:
_________
CARREGANDO...
Transmitindo...
TRANSMITINDO:
Transmitindo
TRANSMITINDO:
Transmitindo
RÁDIO UNIVERSITÁRIA - LABORATÓRIO FIC
OUVIR
DOUTORES DA BOLA
OUVIR
RÁDIO UFG
DOUTORES DA BOLA
Transmitindo
LABORATÓRIO JORNALISMO - FIC
noticia960.jpg

Literatura Urgente

Em 24/04/06 14:44. Atualizada em 24/01/12 08:26.
As pesquisas de preço e os descontos chorados na boca do caixa ajudam a abaixar o valor do compêndio literário exigido para o vestibular da UFG. A seleção completa pode ser encontrada nas principais livrarias de Goiânia, que disponibilizam a coleção por cerca de R$ 160.

Rodrigo de Oliveira

Os vestibulandos da Universidade Federal de Goiás (UFG) já começaram a corrida pelos livros exigidos para o próximo processo seletivo. Apesar das livrarias incrementarem os estoques baseadas no compêndio literário da universidade, alguns estudantes que deixam as compras para um último momento acabam fazendo a prova sem ter feito a leitura de algumas obras, por falta de exemplares no mercado.

A seleção completa pode ser encontrada nas principais livrarias de Goiânia, que disponibilizam a coleção por cerca de R$ 160. Os sebos também oferecem algumas barganhas, mas quem optar por um exemplar usado deve se apressar, pois as ofertas ficarão escassas com o passar do tempo. De acordo com a vendedora de um dos principais sebos da cidade, só restam alguns exemplares usados de algumas das obras exigidas pela Banca de Língua Portuguesa da UFG. A opção é mesmo chorar um desconto na boca do caixa para diminuir o preço dos livros.

A estudante Aline Freitas, candidata ao curso de Medicina, saiu na frente. Ela já arregaçou as manguinhas e leu Ubirajara, de José de Alencar, e Calabar, O Elogio da Traição, de Chico Buarque e Ruy Guerra. Pra ela, só faltam agora quatro livros: Poesias Completas: Broquéis - Faróis - Últimos Sonetos, de João de Cruz e Souza, Contos Novos, de Mário de Andrade, e os representantes goianos da lista, O Fantasma de Luis Buñuel, de Maria José Silveira, e Cora Coralina: Melhores Poemas, da poetisa vilaboense Cora Coralina.

Seleção aprovada

"Achei a seleção boa, porém os livros têm uma linguagem um pouco complicada", conta Aline. "A linguagem que estamos acostumados é mais espontânea e objetiva", continua. "Quando pegamos um texto assim, requer muita atenção para entender o que o autor quer dizer."

Apesar das reclamações, os estudantes sabem que não há como fugir da leitura para passar no Vestibular. Para decifrar as partes mais difíceis, os alunos contam com a ajuda dos encartes especializados e, mais do que nunca, do professor na sala de aula. "Só assim para decifrar essa linguagem", brinca Filipe Conterato, que ainda não sabe a que curso irá se candidatar.

"Como em outros anos, a escolha dos livros indicados ao vestibular possibilita que os alunos reconheçam e estudem diversas correntes literárias a partir da escolha de "recortes" das produções de cada época", analisa o professor de cursinho Ricardo Sena. "Há obras do Simbolismo (Cruz e Souza), do Modernismo (Mário de Andrade) e do Romantismo (José de Alencar)", aponta o professor. "Dessa forma, a partir da contextualização da obra e do escritor, é possível estudar também as escolas literárias."

Como não poderia deixar de ser, há também a presença de escritores goianos. "Acho ótima essa idéia de popularizar ou mesmo resgatar figuras da literatura goiana", diz Sena. "Não se trata de bairrismo, mas de fazer conhecidas figuras interessantes que escrevem no Estado."

Calabar: O Elogio da Traição, de Chico Buarque e Ruy Guerra, que já estava na lista no ano passado, tem um conteúdo histórico, mostrando a invasão holandesa em Pernambuco a partir da história de Calabar, considerado um traidor por ficar do lado dos holandeses durante o conflito com Portugal.

"Há a intenção de relacionar a indicação dos livros com contextos históricos, sociais e políticos que são estudados em outras disciplinas, como História e Geografia", analisa o professor. "Privilegia-se, assim, a interdisciplinaridade (com a possibilidade de uma disciplina dialogar com outra), o que reflete na construção de questões que passeiam livremente pela literatura, geografia e história do Brasil."

 

Lista das obras literárias da UFG para o vestibular de 2007 (*)

Poesias Completas: Broquéis - Faróis - Últimos Sonetos, de João de Cruz e Souza

Ubirajara, de José de Alencar

Contos Novos, de Mário de Andrade

Cora Coralina: Melhores Poemas, de Cora Coralina

Calabar: O Elogio da Traição, de Chico Buarque e Ruy Guerra

O Fantasma de Luis Buñuel, de Maria José Siveira

(*) A Banca de Língua Portuguesa da UFG utilizará a publicação mais recente dos livros na elaboração das provas.

Fonte: Rádio Universitária