OUVIR
PROGRAMA:
no ar:
PROGRAMA:
no ar:
_________
CARREGANDO...
Transmitindo...
TRANSMITINDO:
Transmitindo
TRANSMITINDO:
Transmitindo
RÁDIO UNIVERSITÁRIA - LABORATÓRIO FIC
OUVIR
DOUTORES DA BOLA
OUVIR
RÁDIO UFG
DOUTORES DA BOLA
Transmitindo
LABORATÓRIO JORNALISMO - FIC
trans

Goiânia celebra Dia da Visibilidade Trans

Em 28/01/22 12:01. Atualizada em 28/01/22 12:15.

Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas de Goiânia e Rede Trans Brasil organizaram série de eventos em comemoração à data

O 'Dossiê dos Assassinatos e da Violência Contra Pessoas Trans Brasileiras 2020', feito pela Rede Trans Brasil, mostra que o Brasil é o país que mais mata pessoas trans em todo o mundo. O estudo ainda denuncia que a expectativa de vida de pessoas trans é de apenas 35 anos de idade no Brasil, enquanto a da população brasileira em geral, é de 74,9 anos (IBGE 2013).

No dia 29 de janeiro de 2004, foi realizado em Brasília o lançamento da campanha “Travesti e Respeito”, uma das primeiras iniciativas com foco no combate à transfobia no Brasil. A ação foi organizada pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, com o intuito de difundir a importância da diversidade e respeito para o movimento de pessoas trans e travestis. 

A partir daí a data passou a representar a luta pela garantia de direitos e pelo reconhecimento da identidade social dessas pessoas. Principalmente, quando se encontram em situação de vulnerabilidade.

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas de Goiânia, por meio da Superintendência LGBTQIA+, promove ações em comemoração ao Dia Nacional da Visibilidade Trans entre os dias 27 e 29 de janeiro. As atividades serão realizadas em parceria com a Defensoria Pública, Sebrae, Associação das Paradas, Projeto Oportunizar e Tribunal Regional Eleitoral de Goiás.

Nós conversamos sobre o assunto com a titular da pasta, Cristina Lopes.

Ouça a entrevista abaixo

Fonte: Rádio Universitária

Categorias: Acontece