OUVIR
PROGRAMA:
no ar:
PROGRAMA:
no ar:
_________
CARREGANDO...
Transmitindo...
TRANSMITINDO:
Transmitindo
TRANSMITINDO:
Transmitindo
RÁDIO UNIVERSITÁRIA - LABORATÓRIO FIC
OUVIR
DOUTORES DA BOLA
OUVIR
RÁDIO UFG
DOUTORES DA BOLA
Transmitindo
LABORATÓRIO JORNALISMO - FIC
envelhecer

Estamos preparados para envelhecer?

Em 17/07/18 11:42. Atualizada em 25/07/18 11:16.

Programa Intercampus tem nova série de entrevistas que falará sobre o envelhecimento no Brasil

Nos últimos 10 anos, o Brasil ganhou 8,5 milhões de cidadãos acima dos 60 anos. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que em 2007, a população idosa era de 17 milhões, atualmente está em 26 milhões e nos próximos dez anos deverá chegar a 37 milhões, quando os idosos deverão representar quase um quinto da população brasileira.

De acordo com o pesquisador Alexandre Correa Lima, especialista em economia da longevidade, o envelhecimento populacional é um fenômeno global e está associado ao aumento da expectativa de vida das pessoas e da redução nos índices de natalidade. E o Brasil foi um dos países que derrubou mais rapidamente suas taxas de fecundidade, que já foi de 4 filhos por mulher nos anos 80 e hoje está em 1 ponto 7, índice comparável aos de países desenvolvidos, como Canadá e Estados Unidos.

Mas, será que a sociedade está se preparando na mesma proporção para lidar com os idosos. Em entrevista especial para o Intercampus, a Profa. Dra. Isadora Crosara, geriatra da Clínica Médica da UFG fala sobre o processo de envelhecimento. Ela conversou com a jornalista Silvânia Lima.

 

Entrevista Dra. Isadora Croasara 

Fonte: Rádio Universitária

Categorias: Entrevistas