OUVIR
PROGRAMA:
no ar:
PROGRAMA:
no ar:
_________
CARREGANDO...
Transmitindo...
TRANSMITINDO:
Transmitindo
TRANSMITINDO:
Transmitindo
RÁDIO UNIVERSITÁRIA - LABORATÓRIO FIC
OUVIR
DOUTORES DA BOLA
OUVIR
RÁDIO UFG
DOUTORES DA BOLA
Transmitindo
LABORATÓRIO JORNALISMO - FIC
semana santa

Sala de Concertos traz Henry Purcell, Beethoven e Johann Sebastian Bach

Em 26/03/18 11:12.

O programa apresentará na Semana Santa, uma seleção especial de músicas que têm como temática a morte e sua transcendência.

Texto: Ana Flávia Santos

 

O Programa Sala de Concertos, da Rádio Universitária da UFG, apresentará está semana uma seleção especial de músicas que têm como temática a morte e sua transcendência. Dedicado à divulgação de obras dos principais compositores eruditos, o Sala de Concertos vai ao ar de segunda à sexta-feira, ao meio dia e às 22 horas. A programação especial para a Semana Santa começará no dia 28 e prosseguirá até o dia 30 de março.

No primeiro dia, quarta-feira, serão apresentadas peças do compositor britânico do Século XVII Henry Purcell (Música dos Funerais da Rainha Mary). O programa ainda incluirá peças dos compositores Richard Strauss (Morte e Transfiguração), Maurice Ravel (Le Tombeau de Couperin) e Manuel de Falla (Hommaje pour La Tombeau de Debussy), compositores ativos no final do Século XIX e primeiras décadas do Século XX. A segunda parte do programa trará uma das mais importantes obras de Wolfgang Amadeus Mozart, seu Requiem (Requiem em ré menor K 626), na interpretação da Orquestra Sinfônica da cidade de Budapeste, sob a regência do Maestro Támas Gal.

O programa de quinta-feira, dia 29 de março, trará peças de Beethoven (segundo movimento da Sinfonia número 3, Heróica), Maurice Ravel, Andre Chenier e dos compositores contemporâneos Henryk Gorecki, Karl Amadeus Hartman e Gerald Finzi. Do polonês Gorecki será apresentado o Pequeno Requiem sobre uma Polka, do alemão Hartman, Concerto Fúnebre, e do britânico Finzi, Intimations of immortality (opus 29) Ode Par a Tenor, Coro e Orquestra sobre texto de William Wordsworth, na interpretação do tenor Philip Langridge e da Royal Liverpool Philharmonic Orchestra and Choir, sob a regência de Richard Hickox.

No último dia de programação especial para a Semana Santa, sexta-feira, dia 30 de março, o Sala de Concertos apresentará extratos de A Paixão Segundo São Mateus, de Johann Sebastian Bach, uma das principais obras do repertório de Bach e da música erudita ocidental em referência à Paixão de Cristo. A Paixão Segundo São Mateus será apresentada na interpretação de Arleen Auger, soprano, Julia Hamrair, contralto, Aldo Baldin, tenor, Philippe Huttenlocher, baixo, e dos grupos Gächinger Kantorei Stuttgart e Bach-Collegium Stuttgart, sob a regência do maestro Helmut Rilling.

A programação de sexta-feira terá ainda duas outras peças de referência no universo da música ocidental. Primeiro, a Sonata Nº23 Op.57 Appassionata, em Fá menor, de Beethoven, na interpretação de Jean-Bernard Pommier, ao piano; e para encerrar a programação, três extratos da obra Vingt regards sur l'enfant Jesus (Vinte olhares sobre o menino Jesus), de Olivier Messaien: Regard du Père (Olhar do Pai); Regard de la Vierge (Olhar da Virgem); e Regard de la Croix (Olhar da Cruz), na interpretação é de Pierre-Laurent Aimard, ao piano.

O Sala de Concertos tem produção, pesquisa e apresentação do Jornalista e Mestre em Arte e Cultura Visual Itamar Pires Ribeiro.

Itamar

 

Fonte: Rádio Universitária

Categorias: Notícias