Notícias

  • WhatsApp_Image_2025-12-04_at_08.19.45.jpeg

    Atual gestora da UFG visita primeira reitora mulher do Brasil

    Maria do Rosário Cassimiro geriu a UFG entre 1982 e 1986

     

    Texto: Ana Paula Vieira

    Fotos: Pablo Lisboa

     

    A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, visitou na tarde dessa quarta-feira (3/12) a primeira mulher nomeada reitora no Brasil, Maria do Rosário Cassimiro, que geriu a UFG entre 1982 e 1986. Angelita foi recebida pela professora Cassimiro e pela vice-presidente do Memorial de Maria Cassimiro, Maria Ester Galvão de Carvalho.

    Durante o encontro, a ex-reitora da UFG falou sobre o memorial recém-criado, localizado no centro de Goiânia, que reúne entre os itens livros de autoria de Cassimiro, medalhas recebidas, documentos, fotografias e artefatos da coleção pessoal. Ela explicou que deseja uma aproximação com a UFG para movimentar o espaço, que não está aberto permanentemente pois ainda precisa de ajustes nas condições de funcionamento. O objetivo de Cassimiro é estabelecer parcerias e convênios com a UFG no sentido de promover o desenvolvimento do Memorial.

    A reitora Angelita Pereira de Lima agradeceu a acolhida e destacou que a gestão vai se empenhar para que as parcerias sejam efetivadas, citando áreas de interesse como Biblioteconomia, Museologia, História e outros cursos da UFG que guardam relação com a área da memória social e do patrimônio cultural.

     

    WhatsApp_Image_2025-12-04_at_08.19.45.jpeg

    Acervo conta com livros de autoria de Cassimiro, medalhas recebidas, documentos e fotografias

  • WhatsApp_Image_2025-12-01_at_12.12.18.jpeg

    Consuni aprova resolução que institui Plano Diretor 2025 - 2035 da UFG

    Objetivo do documento é orientar o planejamento e ordenamento do espaço físico da Universidade

     

    Texto e foto: Ana Paula Vieira

     

     

    O Conselho Universitário (Consuni) da UFG aprovou na sexta-feira (28/11) uma resolução que institui o novo Plano Diretor da Universidade, 2025-2035, substituindo a versão de 1984. O trabalho de atualização do documento durou 24 meses e foi apresentado ao Consuni pela arquiteta Lívia Maria Moreira, que conduziu os trabalhos, e também pelos professores Bráulio Vinícius Ferreira e Gradisca Capistrano, e pela secretária de Infraestrutura da UFG, Poliana Paula Nascimento.

     

    O Plano Diretor é um documento técnico, flexível, que tem o objetivo de orientar o planejamento e ordenamento do espaço físico da UFG.

     

    Para a reitora Angelita Pereira de Lima, a elaboração do Plano estimulou um processo de conhecimento institucional. “Espero que venha a ter impacto inclusive na destinação orçamentária da União porque temos 11 milhões de metros quadrados para cuidar”. O vice-reitor Jesiel Carvalho enfatizou que esse é um momento histórico.

     

    Poliana Paula afirmou que o Plano contribui para a superação de uma lógica reativa na questão da infraestrutura. “Vai facilitar muito nossas decisões”. Gradisca Capistrano falou sobre as reuniões feitas com a comunidade universitária para discussão do Plano.

     

    Bráulio frisou que o Plano tem a função de orientar o uso e ocupação do solo a partir de diretrizes, assegurar reserva das áreas verdes, orientar a distribuição de equipamentos urbanos, auxiliar na gestão de investimentos e infraestrutura. Ele ainda ressaltou a importância do acompanhamento e revisão do documento.

     

    "O plano diretor é um documento vivo", concluiu Lívia. Ela salientou: “embora a proposta de revisão temporal seja de dez anos, ele pode e deve ser ajustado à medida que seja identificada a necessidade, garantindo a sua adaptação às novas dinâmicas da instituição e às mudanças globais”.

     

    O Plano Diretor será publicado em fevereiro de 2026 após análises e ajustes solicitados.

     

    WhatsApp_Image_2025-12-01_at_12.12.18.jpeg

    Arquiteta Lívia Maria fala sobre o Plano Diretor durante reunião do Conselho Universitário da UFG

  • IMG_2059_comunicação_antirracista.JPG

    Painel discute Comunicação Antirracista

    Evento destacou o papel da comunicação na luta contra o racismo

     

     

    Texto: Silvânia Lima

    Fotos: Gabriela Rapp

     

     

    Um momento de reflexão a partir de relatos de quem viveu e vive o racismo em nossa sociedade. Esse foi o propósito do painel "Vozes Negras: Reflexões sobre comunicação antirracista", ocorrido no mês da Consciência Negra, precisamente no dia 11/11, no auditório da Rádio UFG. O evento foi uma realização do projeto “Vozes Negras”, com apoio da Rádio UFG e da Secretaria de Inclusão (SIN) da Universidade Federal de Goiás.

     

    IMG_2054_PAINEL.JPG

     


    Durante mais de três horas, o painel contou com as professoras e pesquisadoras Juara Castro da Conceção, Gabriela Marques Gonçalves e Luciene de Oliveira Dias, ligadas à Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da UFG. Ao relatar casos, autores e até um curta metragem goiano entremeados às suas experiencias de vida, as docentes provocaram algumas reflexões sobre a presença o racismo ainda hoje em nossa sociedade e da necessidade de combatê-lo. “Não basta não ser racista, é preciso ser antirracista!”, destacou Luciene Dias, parafraseando a escritora Angela Davis.

     


    Ao cumprir o intuito de promover o diálogo sobre representatividade, identidade e o papel da comunicação na luta contra o racismo, o evento também comemorou a primeira fase do programa “Vozes Negras - Cultura, memória e futuro em movimento”, que conta com 13 edições já veiculadas, estando na segunda temporada pela Rádio UFG FM e Spotify. As produtoras Heliane Carvalho , Lidiane Lelis e o consultor Igor Oliveira, da SIN, ressaltam a importância da reflexão sobre comunicação antirracista na Rádio UFG FM, uma emissora pública e educativa e destacaram o apoio do Deputado Estadual Mauro Rubem que viabiliza o projeto.

     

    IMG_COMUNIÇÃO.JPG

    Heliane Carvalho e Lidiane Leles, produtoras do programa "Vozes Negras", e Igor Oliveira, consultor da SIN

     

Ver todos

Destaques

  • Logo Rádio UFG_ 88,5 FM

    Vozes Negras T02E03 | Ações Afirmativas e Sistemas de Cotas

    Vozes Negras é um programa que celebra e dá espaço às expressões da cultura preta. Aborda temas relevantes para a comunidade negra, como identidade, representatividade, hip-hop, funk e outras manifestações do universo negro. Com a participação de artistas, produtores e referências da cultura afro-brasileira, o programa promove diálogo, conhecimento e valorização das vozes negras.

     

    A importância das ações afirmativas no acesso às universidades e o sistema de cotas dos concursos públicos por uma sociedade mais igualitária e ainda o papel das Comissões de Heteroidentificação nas instituições e o entendimento do que é o "racismo de marca".

     

    Produção e Apresentação: Heliane Carvalho e Lidiane Leles
    Entrevistado: Igor Oliveira - Presidente da Comissão de Heteroidentificação da UFG
    Parceria: SIN/UFG

    Leia mais...

  • Logo Rádio UFG_ 88,5 FM

    Trilha Profissional T03E03 | Licenciatura em Letras: Libras

    O programa Trilha Profissional guia você pelos caminhos das carreiras e profissões. A cada episódio, apresentamos um curso de graduação diferente, explorando sua formação, as habilidades mais valorizadas e as oportunidades do mercado de trabalho. Com entrevistas, informações práticas e conversas esclarecedoras, o programa ajuda os ouvintes a entender melhor cada área e a fazer escolhas mais seguras sobre o futuro profissional.

     

    Este episódio apresenta o curso de graduação de Licenciatura em Letras: Libras

     

    Apresentação e Produção: Igor Chaves

    Entrevistado: Gláucia Xavier, professora FL/UFG

    Parceria: PROGRAD UFG

    Leia mais...

  • boasemanaufg

    Boa Semana UFG - 01/12/2025

    Nesta segunda-feira (1/12), a partir das 8h, a jornalista Silvânia Lima conversa com a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, sobre os principais assuntos da agenda institucional da Universidade. A convidada é a coordenadora do Plano Diretor 2025-2035 da UFG,Lívia Maria Moreira, que vai falar sobre o conteúdo do documento já aprovado pelo Conselho Universitário.

     

    Produção: Rádio UFG 88,5 FM

    Reitoria Digital da UFG

    Leia mais...

Ver todas