Notícias

  • WhatsApp_Image_2025-12-01_at_12.12.18.jpeg

    Consuni aprova resolução que institui Plano Diretor 2025 - 2035 da UFG

    Objetivo do documento é orientar o planejamento e ordenamento do espaço físico da Universidade

     

    Texto e foto: Ana Paula Vieira

     

     

    O Conselho Universitário (Consuni) da UFG aprovou na sexta-feira (28/11) uma resolução que institui o novo Plano Diretor da Universidade, 2025-2035, substituindo a versão de 1984. O trabalho de atualização do documento durou 24 meses e foi apresentado ao Consuni pela arquiteta Lívia Maria Moreira, que conduziu os trabalhos, e também pelos professores Bráulio Vinícius Ferreira e Gradisca Capistrano, e pela secretária de Infraestrutura da UFG, Poliana Paula Nascimento.

     

    O Plano Diretor é um documento técnico, flexível, que tem o objetivo de orientar o planejamento e ordenamento do espaço físico da UFG.

     

    Para a reitora Angelita Pereira de Lima, a elaboração do Plano estimulou um processo de conhecimento institucional. “Espero que venha a ter impacto inclusive na destinação orçamentária da União porque temos 11 milhões de metros quadrados para cuidar”. O vice-reitor Jesiel Carvalho enfatizou que esse é um momento histórico.

     

    Poliana Paula afirmou que o Plano contribui para a superação de uma lógica reativa na questão da infraestrutura. “Vai facilitar muito nossas decisões”. Gradisca Capistrano falou sobre as reuniões feitas com a comunidade universitária para discussão do Plano.

     

    Bráulio frisou que o Plano tem a função de orientar o uso e ocupação do solo a partir de diretrizes, assegurar reserva das áreas verdes, orientar a distribuição de equipamentos urbanos, auxiliar na gestão de investimentos e infraestrutura. Ele ainda ressaltou a importância do acompanhamento e revisão do documento.

     

    "O plano diretor é um documento vivo", concluiu Lívia. Ela salientou: “embora a proposta de revisão temporal seja de dez anos, ele pode e deve ser ajustado à medida que seja identificada a necessidade, garantindo a sua adaptação às novas dinâmicas da instituição e às mudanças globais”.

     

    O Plano Diretor será publicado em fevereiro de 2026 após análises e ajustes solicitados.

     

    WhatsApp_Image_2025-12-01_at_12.12.18.jpeg

    Arquiteta Lívia Maria fala sobre o Plano Diretor durante reunião do Conselho Universitário da UFG

  • IMG_2059_comunicação_antirracista.JPG

    Painel discute Comunicação Antirracista

    Evento destacou o papel da comunicação na luta contra o racismo

     

     

    Texto: Silvânia Lima

    Fotos: Gabriela Rapp

     

     

    Um momento de reflexão a partir de relatos de quem viveu e vive o racismo em nossa sociedade. Esse foi o propósito do painel "Vozes Negras: Reflexões sobre comunicação antirracista", ocorrido no mês da Consciência Negra, precisamente no dia 11/11, no auditório da Rádio UFG. O evento foi uma realização do projeto “Vozes Negras”, com apoio da Rádio UFG e da Secretaria de Inclusão (SIN) da Universidade Federal de Goiás.

     

    IMG_2054_PAINEL.JPG

     


    Durante mais de três horas, o painel contou com as professoras e pesquisadoras Juara Castro da Conceção, Gabriela Marques Gonçalves e Luciene de Oliveira Dias, ligadas à Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da UFG. Ao relatar casos, autores e até um curta metragem goiano entremeados às suas experiencias de vida, as docentes provocaram algumas reflexões sobre a presença o racismo ainda hoje em nossa sociedade e da necessidade de combatê-lo. “Não basta não ser racista, é preciso ser antirracista!”, destacou Luciene Dias, parafraseando a escritora Angela Davis.

     


    Ao cumprir o intuito de promover o diálogo sobre representatividade, identidade e o papel da comunicação na luta contra o racismo, o evento também comemorou a primeira fase do programa “Vozes Negras - Cultura, memória e futuro em movimento”, que conta com 13 edições já veiculadas, estando na segunda temporada pela Rádio UFG FM e Spotify. As produtoras Heliane Carvalho , Lidiane Lelis e o consultor Igor Oliveira, da SIN, ressaltam a importância da reflexão sobre comunicação antirracista na Rádio UFG FM, uma emissora pública e educativa e destacaram o apoio do Deputado Estadual Mauro Rubem que viabiliza o projeto.

     

    IMG_COMUNIÇÃO.JPG

    Heliane Carvalho e Lidiane Leles, produtoras do programa "Vozes Negras", e Igor Oliveira, consultor da SIN

     

  • Sandramara no Boa Semana UFG

    Sandramara Matias Chaves é nomeada reitora da UFG para 2026–2030

    Decreto assinado pelo presidente da República foi publicado no Diário Oficial da União de 19/11

     

    Sandramara no Boa Semana UFG

    Sandramara: equipe de gestão está em formação e plano de gestão está sendo elaborado

     

     

    Texto: da Redação, com informações da Reitoria Digital

    Foto: reprodução do YouTube UFG Oficial

     

     

    A professora Sandramara Matias Chaves foi nomeada reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG) para o período de 2026 a 2030 por meio de um decreto assinado pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, e publicado no Diário Oficial da União da quarta-feira (19/11). De acordo com o documento, a partir de 12 de janeiro de 2026 a docente da UFG assumirá o cargo de reitora da Insituição. 

     

    A reitora eleita foi a convidada do programa da Rádio UFG, transmitido pelo YouTube UFG Oficial, Boa Semana UFG, da segunda-feira (24/11). Na ocasião, Sandramara comentou sobre a alegria que essa nomeação trouxe para ela e para a sua equipe. "Pode-se dizer que foi uma nomeação antecipada, porque geralmente esse tipo de nomeação sai no início de janeiro, e foi recebida com muita alegria", conta ela, complementando que a primeira pessoa a lhe falar sobre este ato do presidente Lula foi a atual reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima.

     

    Sandramara afirmou que a equipe de gestão está em formação e que a carta-programa construída durante a campanha está sendo transformada em um plano de gestão. Segundo ela, a proposta deve reunir as principais demandas apresentadas pela comunidade acadêmica à chapa composta com a professora Camila Cardoso Caixeta.

     

    Entre as prioridades anunciadas estão a captação de mais recursos para modernizar a infraestrutura, o fortalecimento do ensino de graduação e de pós-graduação, além do diálogo permanente com direções de unidades e setores administrativos. Ela destaca ainda transparência, integração entre planejamento e orçamento e um gabinete aberto à comunidade. Outro foco será o bem-estar universitário, com atenção especial à saúde mental e ao programa Universidade Saudável. Ela também pretende avançar nas políticas de inclusão e permanência estudantil, buscando ampliar os recursos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes).

     

    Na avaliação de Angelita, “a UFG está em festa pela nomeação, pelo resultado do processo todo, que não foi fácil, foi um processo de muita aprendizagem e desafios. Eu acho que terminamos o ciclo com grandes vitórias”.

     

     

    Saiba mais

    Chapa 1 vence consulta pública para escolher nova Reitoria da UFG

    Sandramara Matias Chaves assume a direção da Funape

    Angelita Pereira de Lima é nomeada reitora da UFG

Ver todos

Destaques

  • Logo Rádio UFG_ 88,5 FM

    Vozes Negras T02E03 | Ações Afirmativas e Sistemas de Cotas

    Vozes Negras é um programa que celebra e dá espaço às expressões da cultura preta. Aborda temas relevantes para a comunidade negra, como identidade, representatividade, hip-hop, funk e outras manifestações do universo negro. Com a participação de artistas, produtores e referências da cultura afro-brasileira, o programa promove diálogo, conhecimento e valorização das vozes negras.

     

    A importância das ações afirmativas no acesso às universidades e o sistema de cotas dos concursos públicos por uma sociedade mais igualitária e ainda o papel das Comissões de Heteroidentificação nas instituições e o entendimento do que é o "racismo de marca".

     

    Produção e Apresentação: Heliane Carvalho e Lidiane Leles
    Entrevistado: Igor Oliveira - Presidente da Comissão de Heteroidentificação da UFG
    Parceria: SIN/UFG

    Leia mais...

  • Logo Rádio UFG_ 88,5 FM

    Trilha Profissional T03E03 | Licenciatura em Letras: Libras

    O programa Trilha Profissional guia você pelos caminhos das carreiras e profissões. A cada episódio, apresentamos um curso de graduação diferente, explorando sua formação, as habilidades mais valorizadas e as oportunidades do mercado de trabalho. Com entrevistas, informações práticas e conversas esclarecedoras, o programa ajuda os ouvintes a entender melhor cada área e a fazer escolhas mais seguras sobre o futuro profissional.

     

    Este episódio apresenta o curso de graduação de Licenciatura em Letras: Libras

     

    Apresentação e Produção: Igor Chaves

    Entrevistado: Gláucia Xavier, professora FL/UFG

    Parceria: PROGRAD UFG

    Leia mais...

  • boasemanaufg

    Boa Semana UFG - 01/12/2025

    Nesta segunda-feira (1/12), a partir das 8h, a jornalista Silvânia Lima conversa com a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, sobre os principais assuntos da agenda institucional da Universidade. A convidada é a coordenadora do Plano Diretor 2025-2035 da UFG,Lívia Maria Moreira, que vai falar sobre o conteúdo do documento já aprovado pelo Conselho Universitário.

     

    Produção: Rádio UFG 88,5 FM

    Reitoria Digital da UFG

    Leia mais...

Ver todas